Selo de Qualidade

A Rede de Controle Interno da Gestão Pública (RECIGP), que congrega mais de 80 entidades na área de controladoria, incluindo 64 municípios do Ceará, realizou importante reunião entre os seus membros. A pauta do encontro, que ocorreu de forma virtual e foi realizado no fim de fevereiro, foi a criação do grupo de trabalho para elaboração de relatório padrão de controle interno sobre as contas de gestão a ser encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/CE).

O grupo de trabalho é composto por representantes dos municípios de Sobral, Aracati, Alto Santo, Fortaleza e Fortim, além da Controladoria do Estado do Ceará.

De acordo com Cezar Pinheiro, controlador geral da Prefeitura de Sobral e membro da coordenação da Rede, a RECIGP irá marcar uma reunião com o presidente do Tribunal de Contas para que seja apresentada a minuta. A ideia é que ela seja padronizada para todos os municípios.

“O relatório vai compor, em cada secretaria, as ações que o controle interno realizou em cada uma delas, seja através de treinamentos, auditorias, inspeções e visitas técnicas. Em resumo, é um relatório de atuação do Controle Interno dentro das secretarias municipais”, disse Cezar Pinheiro.

O controlador de geral de Sobral informou ainda que o relatório tem o objetivo de suprir uma exigência do Tribunal de Contas e, ao mesmo tempo, padronizar um modelo único de prestação de contas dos municípios junto ao TCE.