Com o intuito de buscar a integração de informações, experiências e modelos de controle interno entre os municípios cearenses, para fortalecer os controles internos no Estado, a Rede de Controle Interno da Gestão Pública (RECIGP) promove encontros trimestrais para seus membros e, nesta terça-feira (14/09), foi realizada sua 13ª Reunião Ordinária.

O encontro contou com palestras e com a apresentação do novo sítio eletrônico da RECIGP, que vem sendo desenvolvido por servidores de Sobral. Cezar Pinheiro, controlador e ouvidor geral do município, está à frente da chefia para o desenvolvimento do projeto. Ele também é coordenador da RECIGP e conduziu a reunião.

Além da aprovação das atas de reuniões anteriores (12ª Ordinária - 01/06/2021), 12ª Extraordinária - 08/06/2021 e 13ª Extraordinária - 03/08/2021), foram abordados temas voltados para a Administração Pública.

Uma das palestrantes foi a controladora do município de Aracati, Mariana Costa. Com o tema “Os desafios para implantar a Meg-Tr (Modelo de Excelência e Gestão)”, ela falou sobre o projeto incentivado pelo Governo Federal, que tem como objetivo a implantação de um modelo de gestão organizacional constituído pela integração e compilação de boas práticas de gestão.

“Impactos do SIAFIC na Gestão Contábil e Sistemas de Informática” foi o tema da palestra de Samoel Holanda, diretor da empresa S&S Informática. Ele falou sobre o sistema único e integrado de execução orçamentária, administração financeira e controle. É software que deve ser utilizado pela Administração Pública com base de dados compartilhada e integrada aos sistemas estruturantes.

A 13ª Reunião Ordinária da Rede também contou com a abordagem do assunto “Ferramentas de engajamento da integridade”, que tratou não apenas sobre a integridade no serviço público, como também da importância da Ouvidoria em todo esse contexto, pauta explanada pelo auditor da Controladoria Geral da União (CGU), Giovani Parcelli.