Categorias
Palavras Chave

A Controladoria e Auditoria Geral de Sobral realizou, na terça-feira (09/12), uma reunião online para compartilhar experiências e boas práticas na implementação e consolidação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) com representantes das prefeituras de Maracanaú e Alto Santo. O encontro foi conduzido pelo controlador e auditor geral, Cezar Pinheiro, e pelo coordenador de Controle Interno, Lucas Tandy.

Durante a apresentação, foram detalhados os pilares do desempenho de Sobral no IEGM, com ênfase no comprometimento institucional com a transparência, no planejamento estratégico estruturado e no cumprimento da legislação municipal. Também foram apresentados o sistema de governança municipal, instituído pelo Decreto nº 2.948/2022, as redes institucionalizadas (Rede Municipal de Apoio ao Controle Interno, Rede Municipal de Ética Pública e Rede de Ouvidoria) e a metodologia de preenchimento do índice, baseada em grupos de trabalho intersetoriais e definição clara de responsabilidades. Segundo Cezar Pinheiro, “o projeto só funciona quando o chefe do Poder Executivo e seus secretários abraçam a ideia e assumem isso como pauta prioritária”.

Participaram da reunião, pelo município de Maracanaú: Giselle Frota (Diretora de Planejamento Estratégico – Seplan), Raul Ribeiro (Controlador Geral), Ana Paula Libório Ribeiro da Silva (Diretora de Gestão de Projetos e Convênios – Seinfra), Aline Mesquita da Silva (Diretora de Planejamento – Seinfra), Antonio de Assis Gonçalves de Sousa Júnior (Diretor Administrativo-Financeiro – Sefin), Kílvia Bertoldo (Analista de TI – Setec), Regina Cavalcante Lacerda Barroso (Planejamento – Semam), Gleíza Guerra e Eliana Almeida (Educação), além de Janyo Argentino (Controle e Planejamento). Pelo município de Alto Santo, estiveram presentes Wanderson Freitas (Coordenador de Ouvidoria e Transparência), Maria Heliofábia Bezerra da Silva (Coordenadora de Controle Interno), Francilândia Maia e Neilda Freire Diógenes (Auditoras de Controle Interno) e Francisca Luana Diógenes Osterne (Secretária de Controladoria, Ouvidoria e Transparência).

Ao final, foi manifestado interesse na formalização de cooperação técnica entre os municípios, com a manutenção de um canal permanente de diálogo e intercâmbio de experiências.